Obesidade Infantil tem solução!

   Com a evolução tecnológica e suas praticidades, as pessoas estão se tornando cada vez mais sedentárias, inclusive as crianças, que são o nosso foco nesta abordagem. Pois vivemos em uma realidade que somos estimulados a gastar menos energia para obter o que desejamos. Bem como: subir ou descer o vidro da janela do carro, trocar um canal da TV, fazer compras de um modo geral. São tarefas que há certo tempo atrás não conseguíamos realizar com um aperto de um botão sentado no sofá ou deitado na cama, e, portanto, gastávamos mais energia com isso. 

   E nesse cenário estão crescendo nossas crianças. Sem opções de brincadeiras nas ruas ou praças. A educação física escolar com o passar dos anos se torna cada vez menos obrigatória nas escolas, os pais sem tempo para brincar com seus filhos acabam por optar em presenteá-los com celulares, tablets ou computadores de ultima geração, para que com estes fiquem entretidos com a magia dos jogos virtuais.

   Enfim, uma realidade que nós do ramo da atividade física temos a missão de alterar e mostrar para as pessoas, neste caso mostrar para as crianças, que existe um mundo muito interessante além das telas de jogos virtuais e redes sociais. Um mundo cheio de movimento, adrenalina, superação, diversão, entretenimento que são proporcionados pela atividade física e que entrega para elas qualidades físicas e mentais muito importantes para o desenvolvimento saudável e também para que se tornem adultos conscientes da importância dos cuidados com o corpo e com a mente.

   E pautados nessa necessidade do mundo atual o Studio Golfinhos planejou sua metodologia do Funcional kids, para que nossos alunos possam se desenvolver ao máximo dentro das necessidades evolutivas, sejam elas físicas ou mentais.

   O Funcional Kids é uma atividade física pensada, estudada para o desenvolvimento infanto-juvenil dos 4 aos 16 anos de idade. O planejamento das aulas é dividido anualmente em bimestres, onde dentro destes ciclos estabelecemos prioridades de aprendizagem na iniciação esportiva.

   Por exemplo, nos meses de agosto e setembro trabalhamos a modalidade atletismo. Então aproveitamos esta excelente modalidade esportiva para que nossas crianças se desenvolvam por completo, aprendendo a respeitar regras, conviver com as diferenças dos companheiros de equipe, divergências de opiniões dentro de um mesmo grupo, montagem e execução de estratégias, espírito competitivo o que é muito interessante para vivenciarem a importância de dar o seu melhor sempre. Saber perder e entender que, mesmo achando que fez o seu melhor é preciso ir mais além, às vezes, para alcançar a excelência do que se deseja. E também desenvolvimento de capacidades físicas que são imprescindíveis a qualquer pessoa como: coordenação motora, consciência e domínio corporal, concentração, velocidade de raciocínio, velocidade de reação, tomar decisões em curto espaço de tempo, entre muitas outras capacidades físicas e mentais que são extremamente importantes para as crianças. E claro além de ter um altíssimo gasto energético o que ajuda muito no equilíbrio da composição corporal ideal, que é com menos gordura e mais músculos, resultando em um corpo mais leve e equilibrado.

   Vivemos em um cenário que não é só a fata de atividade física que nos leva ao sobrepeso ou obesidade, mas também, a alta ingestão de alimentos processados e cheios de calorias. Portanto fazer com que os pequenos se movimentem e aprendam desde cedo o quanto é necessário ter o corpo ativo sempre, podemos influenciar melhor, para melhorar a situação atual de alta ingestão de calorias e pouco movimento, para uma realidade de baixa ingestão e muito gasto energético.

   E todos esses benefícios são alcançados de uma forma que é muito saudável para as crianças, brincando.

Leave a reply